O Qantas Sydney First Lounge é um saguão de embarque pré-vôo para os clientes especiais de Qantas. Localizado no Terminal Internacional de Sydney, oferece vistas panorâmicas para a cidade de Sydney e para a baía botânica, recebendo mais de 150.000 convidados por ano. Liderada pela visão do designer australiano mundialmente reconhecido, Marc Newson, em colaboração com seu arquiteto associado Sebastien Segers e Woods Bagot, a bandeira de Qantas First Loung em Sydney define uma referência internacional no design de saguões com os maiores níveis de conforto, serviço e luxo.
O saguão inclui:
- Um restaurante com cozinha aberta de 48 lugares com cardápios desenvolvidos pelo famoso chefe australiano Neil Perry do Rockpool;
- Áreas de estar com assentos confortáveis e cadeiras reclináveis;
- Um spa que oferece tratamentos complementares;
- Uma biblioteca particular com um acervo diverso para leitura;
- Conjuntos para trabalho pessoal, instalações para negócios e para conferências;
- Um serviço completo de portaria.
A estética do design do aclamado Marc Newson flui pelo saguão. Ele aplicou os mais finos materiais e trabalhou com marcas luxuosas mundiais para criar este paraíso. O saguão dispõe de poltronas de couro, sofás e cadeiras de descanso e mesas por Cappellini, tapetes de lã de Tai Ping vindos de Hong Kong, mármore de Carrara e quartzito da Suíça e esculturas magistralmente concebidas em carvalho americano.
Pedra natural de cor palato, espaço amplo aberto e seleção das melhores marcas evocam um sentimento de luxo compreendido desde o momento em que os usuários entram no saguão. O foco foi dado ao design de elementos harmônicos para garantir um sentido de coesão do espaço que se espalha pelos 2.000 metros quadrados e que abrange um conjunto de áreas que vão de negócios, entretenimento até spa.
A área de chegada define o cenário para a experiência do visitante com os jardins verticais que criam uma transição tranquila dos salões caóticos de embarque para o saguão. O botânico internacional Patrick Blanc projetou os impactantes jardins verticais que alinham as paredes do corredor de entrada e do Day Spa. Um impressionante jardim vertical com 8.400 plantas se estende pelos 30 metros de parede do saguão, trazendo a natureza para seu interior de forma dramática, porém sustentável, limpando o ar e revigorando os sentidos.
Ascendentes, as esculturas especialmente encomendadas em carvalho americano segmentam o saguão em áreas exclusivas para jantar, relaxamento, negócios, leitura e entretenimento.
Marc Newson projetou muitas peças do saguão, incluindo as poltronas de couro, as poltronas reclináveis e os sofás feitos pelo mundialmente reconhecido produtor de couro italiano, Poltrona Frau.
A área de jantar inclui mais peças projetadas por Cappellini, complementada por outros itens de design renomados como talheres e pratos produzidos por Alessi e Noritake.
O saguão oferece um spa Payot Paris – o primeiro australiano – emoldurado por uma extensão do jardim vertical e caracterizado com elementos naturais.
O saguão é uma criação chamativa ultramoderna: o tipo de design de interiores esperado a bordo de um espaço luxuoso de um cruzeiro em um mundo futurístico fantástico. Mas também parece que Newson foi ao extremo para trazer natureza e vida para dentro deste espaço. Por fim, o que é mais impressionante sobre o design de Newson, e suas instalações, é que o conceito é tão claramente orientado para o desejo por experiências “humanas”.
Marc Newson - Designer
Sebastian Segers e Woods Bagot - Arquitectos